x
UAI
EXPERIÊNCIA

Carro preto esquenta mais? Youtuber esclarece com experimento

Teste compara o efeito do calor em veículos de cores diferentes

Publicidade
Carro preto ao lado de carro branco
Carro preto ao lado de carro branco Foto: Reprodução/Manual do Mundo

A escolha da cor do carro costuma ser uma questão importante na hora de fechar o negócio. Para alguns, trata-se apenas de uma preferência estética. Outros, no entanto, apontam que os veículos com as cores mais claras, embora fiquem sujos mais facilmente, não esquentam tanto sob o calor intenso quanto os pretos. Mas será que a afirmação é verdadeira? 

Para tentar solucionar este mistério, o youtuber Iberê Thenório, do canal "Manual do Mundo", decidiu realizar um teste. Em meio a onda de calor, o influenciador pegou dois carros idênticos da Volkswagen, sendo um preto e outro branco. Ambos foram expostos ao calor de 30ºC da cidade de São Paulo, em uma garagem sem cobertura. 

Com o objetivo de entender o impacto do calor em cada um deles, Iberê colocou alguns objetos dentro dos veículos, como um bastão de cola quente, parafina, chocolate e ovo. Além disso, é claro, um termômetro com sensor foi implantado nas costas do banco do motorista.  

Assim que fechou os carros, o youtuber já constatou que o carro preto estava com a temperatura interna de 35,1ºC, enquanto o termômetro do veículo branco apontava para 30,9ºC. Apenas seis minutos depois, a diferença na temperatura no interior dos dos veículos já era de 10ºC. 

 

Em 25 minutos de testes, a temperatura no carro preto já estava acima dos 50ºC, com os objetos e alimentos derretendo/estourando. No caso do carro branco, nenhuma diferença foi constatada naquele momento. 

No vídeo, Iberê explicou que a luz do sol reflete no carro branco, algo que não ocorre nos veículos de cor preta. Pelo contrário, os automóveis escuros absorvem a energia, tornando o interior ainda mais quente, virando uma "estufa". No final do teste, foi constatado que o carro de cor preta chegou a 68,2ºC, enquanto no branco bateu em 52ºC. 

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!