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Sistema de piloto automático da Tesla reprova em teste de ex-engenheiro da Nasa

A avaliação consistiu em seis situações distintas para verificar o sistema

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Teste feito entre os sistemas AutoPilot da Tesla e LiDAR da Lexus
Teste feito entre os sistemas AutoPilot da Tesla e LiDAR da Lexus Foto: Reprodução: YouTube

O americano Mark Rober, ex-engenheiro da Nasa, publicou um vídeo em seu canal no YouTube comparando sistemas de direção semi autônoma. O engenheiro testou o sistema AutoPilot HW3 do Tesla Model Y 2022 contra um Lexus RX equipado com sensores do tipo LiDAR. Já de antemão, o Model Y deixou a desejar em alguns testes.

O primeiro teste, do total de seis, envolvia um manequim de uma criança parada no meio da estrada. Os veículos precisavam identificar e frear automaticamente, o que foi feito com sucesso. Já a segunda verificação, colocava o mesmo boneco na pista repentinamente para avaliar o tempo de resposta dos sistemas. Ambos conseguiram parar antes de causar um acidente.

As avaliações seguintes traziam novas dificuldades com a simulação de neblina e fortes chuvas. O LiDAR conseguiu identificar o manequim e freou antes do choque, mas o AutoPilot acabou atropelando o fantoche durante as duas testagens.

Teste feito entre os sistemas AutoPilot da Tesla e LiDAR da Lexus
Teste feito entre os sistemas AutoPilot da Tesla e LiDAR da Lexus Foto: Reprodução: YouTube

Para a última prova, foi montado um muro falso que tinha a imagem do restante do trajeto, algo bastante parecido com o desenho animado do Papa-Léguas. O objetivo do teste era verificar se as tecnologias conseguiam entender que aquilo não era a continuidade da pista.

Teste feito entre os sistemas AutoPilot da Tesla e LiDAR da Lexus
Teste feito entre os sistemas AutoPilot da Tesla e LiDAR da Lexus Foto: Reprodução: YouTube

Por mais uma vez, o Lexus RX compreendeu o obstáculo e parou antes de bater contra o muro de isopor. Agora, o Tesla Model Y 2022 passou com tudo pela barreira, jogando tudo para o alto. Como o sistema utilizado no sedã da Tesla não era o mais atualizado, o público não concordou com o formato do vídeo, com a justificativa de que deveria ter sido usada a versão mais nova disponível que é o AutoPilot HW4, presente nos modelos Cybertruck.

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