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PRIMEIRO: SE ACALME

O que acontece se a bateria do carro elétrico acabar? Explicamos!

Saiba o que fazer se a bateria do seu carro elétrico zerar, quanto ele ainda roda e como evitar ficar na mão no meio da rua

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Estrutura de carregamento de carros elétricos ainda é negligente no Brasil
Estrutura de carregamento de carros elétricos ainda é negligente no Brasil Foto: Internet / Reprodução

Pense na cena de você estar dirigindo um carro elétrico , quando de repente o painel acende um aviso: bateria em 0%. E agora? Será que o carro para na hora? Dá pra rodar mais um pouco? E se você ficar no meio da rua, o que fazer? Calma, não é o fim do mundo. 

O Carro não para na hora

Diferente do que muita gente pensa, quando o painel do carro elétrico marca 0% de bateria, ele não para imediatamente. A maioria dos modelos tem uma reserva de energia para te ajudar a chegar a um lugar seguro. Normalmente os carros elétricos rodam cerca de 3 e 26 km depois de zerar a bateria, dependendo do modelo. 

BYD Dolphin Mini preto visto pela lateral esquerda. Veículo está estacionado em chão asfaltado com árvores ao fundo.
Dolphin Mini tem 3,78 metros de comprimento e 2,50m de distância entre-eixos Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Um BYD Dolphin Mini, por exemplo, roda só 3 km, enquanto um Volvo conseguiu impressionantes 26 km, segundo os testes feitos pelo site Quatro Rodas. Mas não se engane: isso é só um “socorro” pra você encostar o carro em segurança, não para continuar a viagem.

Antes de chegar a esse ponto, o carro já te avisa várias vezes. A maioria dos elétricos, como explica a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), começa a emitir alertas quando a bateria está entre 10% e 5%. 

O painel mostra mensagens, e o carro entra no modo de baixo consumo: a potência diminui, a aceleração fica mais fraca (mesmo se você pisar fundo), e alguns recursos, como o ar-condicionado, podem ser limitados. É o jeito que o carro tem de te dizer: “olha, tá na hora de você me colocar para carregar!”. 

Se você ignorar os avisos, aí sim a bateria zera de vez, e o carro para completamente, perdendo a capacidade de se mover.

E quando para de vez, o que fazer?

Se a bateria acabar e o carro parar, o primeiro passo é ter calma e agir como se fosse um carro a combustão que ficou sem gasolina. Nesse caso, o proprietário deve destravar o câmbio (colocando em neutro e soltando o freio de estacionamento) e empurrar o carro para um local seguro, como o acostamento. 

Se estiver na rodovia, coloque o triângulo de sinalização a pelo menos 30 metros do carro para avisar outros motoristas. Mas atenção: carros elétricos não podem ser “puxados” como os a combustão. 

A ABVE alerta que, se você tentar rebocar o carro com as rodas no chão, o motor elétrico pode funcionar como gerador e mandar energia de volta ao sistema, o que pode superaquecer e até danificar a bateria. O jeito certo é chamar um guincho plataforma, aquele que leva o carro inteirinho em cima do caminhão.

Neta Aya
Neta Aya Foto: Divulgação/Neta

Agora, como recarregar? No Brasil, a infraestrutura de recarga ainda é difícil em 2025. Grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro têm pontos de recarga em shoppings e supermercados, mas eles nem sempre são acessíveis para um guincho e podem estar quebrados. 

Se você estiver numa rodovia com concessão, pode chamar o reboque da concessionária. Outra opção é acionar o seguro ou a central de serviços do seu cartão de crédito, se tiver esse benefício. Uma solução que está começando a aparecer no Brasil é o serviço de recarga móvel. 

A Quatro Rodas testou um serviço de parceria da Ultra Charge e Plug.in, que usa uma Fiat Strada com uma bateria na caçamba para recarregar seu carro na estrada. Eles conseguiram recarregar um BYD Dolphin Mini do zero duas vezes, com sobra, em cerca de 6 a 22 minutos, dependendo do modelo. Mas esse serviço ainda é raro e pode não estar disponível em todo lugar.

Como evitar ficar sem bateria?

O melhor jeito de não passar por esse sufoco é se planejar. A ABVE dá algumas dicas simples: fique de olho no nível de bateria no painel (a maioria dos carros mostra a autonomia em km), planeje suas rotas pensando nos pontos de recarga e evite abusar do ar-condicionado ou do “pé pesado”, que gastam mais energia. 

Outra dica de ouro é não deixar a bateria cair abaixo de 10%. Carregar entre 20% e 80% é o ideal para preservar a vida útil da bateria. E se for viajar, use aplicativos como o PlugShare ou o Electromaps para encontrar estações de recarga no caminho.

Painel de instrumentos de um Renault Megane E-tech com um desenho do carro em azul ao centro e exibindo informações do tempo de recarga
Carros elétricos apontam estimativa de tempo de recarga no painel de instrumentos Foto: Maurício Campelo/Vrum

Se você deixar o carro elétrico parado por meses, a bateria pode descarregar sozinha, assim como acontece com celulares e notebooks. O manual da BYD, por exemplo, recomenda que, se o carro for ficar parado por muito tempo, você recarregue a bateria até 100% e depois a descarregue para 40-60% usando o ar-condicionado. 

Se for ficar parado por mais de três meses, recarregue a bateria uma vez por mês para evitar que ela descarregue completamente, o que pode danificá-la.

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