O Jeep Compass segue como um dos SUVs médios mais queridos do Brasil, liderando vendas de 2016 até dezembro de 2023, quando o Toyota Corolla Cross o superou por 453 unidades. Desde lá os dois modelos tiveram batalhas para quem é o SUV médio mais emplacado. Em 2025, o Corolla Cross mantém a dianteira até março, mas a pressão de chineses como o BYD Song Pro força as montadoras tradicionais a correr atrás de uma nova geração.
Mas, com a nova geração chegando em breve, a dúvida sobre quando chega no Brasil e se vale a pena esperar, para aqueles que pensam no longo prazo, pode aparecer. “Compro o Compass atual ou espero a terceira geração, que promete visual renovado, mais espaço e tecnologia de ponta?”
A nova geração, chamada internamente de Projeto J4U, estreia na Europa em novembro de 2025, segundo O diretor administrativo da marca no Reino Unido, Kris Cholmondeley, chega aos Estados Unidos em 2026 e desembarca no Brasil só no primeiro trimestre de 2027, segundo o site Auto Segredos, com produção em Goiana (PE).
A nova geração do Compass é um salto e tanto. A Stellantis confirmou que o SUV vai abandonar a plataforma Small Wide, usada hoje no Compass, Renegade, Fiat Toro e Ram Rampage, e adotar a moderna STLA Medium, a mesma do Peugeot 3008.
Essa arquitetura suporta motores a combustão, híbridos leves (MHEV), híbridos plug-in (PHEV) e até 100% elétricos, com baterias de até 98 kWh que entregam autonomia de 500 a 700 km e recarga rápida de 20% a 80% em 27 minutos.
No Brasil, o foco será nos híbridos-flex, com o motor 1.3 turbo T270 (185 cv) combinado a um sistema Bio-Hybrid e-DCT, usando câmbio automatizado de dupla embreagem. A versão plug-in terá dois motores elétricos, permitindo rodar no modo 100% elétrico, com tração integral (um motor elétrico no eixo traseiro) e economia de combustível. O motor 2.0 Hurricane (272 cv) pode continuar nas versões topo, mas o 2.0 turbodiesel foi descartado.
O visual do novo Compass, onde já teve o teaser divulgado e imagens vazadas do próprio teaser, divulgados pela Stellantis, mostram um SUV mais robusto, com linhas quadradas inspiradas no Jeep Commander e no Avenger. A grade de sete fendas, marca registrada da Jeep, ganha LEDs na parte superior, conectando faróis mais afilados e retangulares em LED.
Na traseira, lanternas interligadas por uma barra horizontal atravessam o porta-malas, com grafismos futuristas . Os arcos de roda são pronunciados, e a carroceria tem detalhes como o lettering “Since 1941” e outros easter eggs típicos da Jeep .
Por dentro, é esperado um painel digital integrado com multimídia curva, como no Peugeot 3008, e tecnologias de assistência ao motorista (ADAS) de nível 2, incluindo assistente ativo de direção. O design promete ser mais esportivo, com área envidraçada menor na traseira, reforçando a pegada premium.
Em tamanho, o Compass vai crescer. A plataforma STLA Medium permite modelos de 4,30 m a 4,90 m de comprimento, com entre-eixos de 2,70 m a 2,90 m. O Compass atual tem 4,40 m de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, 1,81 m de largura e 1,63 m de altura. Na nova geração, espere algo próximo de 4,60 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos.
Quando e onde ele chega?
Na Europa, a apresentação, segundo Cholmondeley, ocorre em novembro de 2025, com produção em Melfi, Itália, e vendas a partir de 2026. Nos Estados Unidos, a estreia era prevista para 2026, mas a Stellantis tinha pausado os trabalhos na fábrica de Brampton, Canadá, por causa de novas tarifas de 25% sobre as importações . O atraso pode ser de 8 a 12 meses, jogando o lançamento para 2027.
No Brasil, a produção começa no primeiro trimestre de 2027 em Goiana (PE), que recebe parte dos R$ 13 bilhões de investimento da Stellantis até 2030. Segundo também o Autos Segredos, a nova geração do Compass irá conviver por um tempo com a atual.
Vale esperar?
Se você precisa de um SUV agora, o Compass atual é uma ótima escolha. A linha 2025, lançada em abril de 2024, recebeu os motores 2.0 Hurricane na versão Blackhawk, ADAS nível 2 e garantia de 5 anos, com preços a partir de R$ 186.990. Há também as opções 1.3 T270 (turbo flex) de 176 cv e 27,5 kgfm de torque, atrelado ao câmbio automático.
Mas, se você pode esperar até 2027, a nova geração promete mais espaço, tecnologia e eficiência, especialmente nas versões híbridas flex. A versão elétrica, com até 700 km de autonomia, deve demorar mais (2028, no mínimo) e não será prioridade no Brasil . O risco de esperar é o preço: com dólar alto e inflação, o novo Compass pode chegar mais caro que o atual.
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