Quando se tem um carro, é normal querer mantê-lo limpo, mas quando for lavar é sempre bom tomar cuidado para não danificar a pintura. As montadoras recomendam algumas precauções para se ter quando for lavar, como por exemplo fazer a atividade na sombra, pois o sol forte pode queimar a pintura.
Além disso, os produtos que serão utilizados também devem ser específicos para esse tipo de lavagem. Utilizar detergente de cozinha pode danificar a pintura de seu carro. O ideal é usar shampoos neutros e panos de microfibra, que evitam que a lataria seja arranhada.
Outro ponto importante é evitar o uso de jatos de alta pressão em áreas sensíveis, freios e emblemas, pois isso pode danificar componentes e até afetar os sensores eletrônicos.
A limpeza do motor não deve ser feita com água, pois pode comprometer peças elétricas e, segundo as próprias montadoras, só deve ser realizada por profissionais capacitados, se realmente for necessário.
Na hora de secar, também é importante ter atenção. Deixar o carro secar debaixo do sol pode gerar manchas na pintura. Por isso, o ideal é utilizar um pano limpo e seco, de preferência, um de microfibra. Aplicar cera automotiva periodicamente também ajuda a proteger a pintura contra imprevistos climáticos que podem ocorrer no dia-a-dia.
O ideal é lavar o carro no máximo uma vez por semana, seguindo as recomendações acima, para evitar maiores danos. Dessa forma, você garante que seu automóvel sempre estará limpo e seguindo as recomendações das montadoras.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!