x
UAI
ENTENDA

Rodovias federais podem ganhar placa de trânsito nova

Proposta avançou na Câmara dos Deputados, mas ainda será apreciada pela CCJ

Publicidade
Interligação Baixada tem um dos melhores trechos do Brasil
Interligação Baixada tem um dos melhores trechos do Brasil Foto: Reprodução/Ecovias

As rodoviais federais podem ganhar uma nova placa de trânsito nos próximos meses. Isto porque, nesta quinta-feira (24), a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 1465/21, que obriga as concessionárias a instalar placas de advertência sobre a prática do crime de abandono de animais.

O projeto do ex-deputado Leonardo Gadelha (PB) recebeu parecer favorável do relator, o parlamentar Marcos Tavares (PDT-RJ). No entendimento do deputado federal, a obrigatoriedade pode fazer com que a campanha contra o abandono de pets ganhe força.

"Acreditamos que a conscientização da população é um dos caminhos mais eficazes para a diminuição das ocorrências desse tipo de comportamento", disse Tavares, reforçando a importância do projeto de lei 1465/21. 

O abandono é considerado uma das formas de maus-tratos a animais, para as quais a Lei dos Crimes Ambientais estabelece pena de três meses a um ano de detenção, além de multa. A pena aumenta para reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

Pet no carro viagem de férias buldogue tigrado sentado no assoalho em frente banco do passageiro
Transportar o animal solto no interior do carro não é adequado e pode ter consequências graves em caso de acidente Foto: Transportar o animal solto no interior do carro não é adequado e pode ter consequências graves em caso de acidente

Com a aprovação, a proposta será encaminhada para análise, de forma conclusiva, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, o projeto precisa passar pelo plenário da Câmara e do Senado Federal.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas