UAI
Vale a pena?

Chevrolet Equinox: SUV médio ainda é boa opção de compra?

Testamos o Chevrolet Equinox na versão esportivada RS. SUV médio está prestes a ser descontinuado no Brasil. E aí, vale a pena?

Publicidade
Versão RS tem apelo visual esportivo, com a grade sem cromados e a
Versão RS tem apelo visual esportivo, com a grade sem cromados e a "gravatinha" da Chevrolet em preto Foto: Lara Moreno/Especial/EM
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

A atual geração do Chevrolet Equinox está com os dias contados no Brasil. A variante elétrica do SUV médio está confirmada para o nosso mercado, mas trata-se de outro segmento. Já a vinda da nova geração do modelo ainda é uma incógnita, já que o volume de venda atual é realmente baixo.

Ainda assim testamos o Chevrolet Equinox na versão de entrada RS, afinal, ele vai continuar por aí, no mercado de usados. E, se for comprar um zero-quilômetro, não deixe de pedir um belo desconto.

Versão RS tem apêlo esportivo

Apesar da reestilização aplicada em 2021, quando o SUV ganhou faróis com projetores em LED, essa terceira geração do Chevrolet Equinox se mostra um pouco defasada.

Essa versão RS tem apelo visual esportivo, com a grade sem cromados, e a "gravatinha" da Chevrolet em preto. As rodas de 19 polegadas também são em preto. Já a traseira tem o aerofólio, que traz esportividade.
Mas, também seria injusto falar que essa geração do Chevrolet Equinox vai se despedir com a cabeça baixa. O SUV médio reúne vários pontos positivos.

Espaço interno é a melhor qualidade do Chevrolet Equinox

Pela idade do projeto, o Chevrolet Equinox não oferece aquelas telonas em que todos os comandos estão inseridos, mas muitos usuários podem preferir os botões físicos mesmo. O desenho do painel também não acompanha a tendência atual de ter uma disposição mais "limpa" e retilínea dos comandos.

Chevrolet Equinox RS 2023.
O desenho do painel não acompanha a tendência atual de ter uma disposição mais "limpa" e retilínea Foto: Lara Moreno/Especial/EM

Mas, o Chevrolet Equinox é um carro muito confortável, com boa posição de dirigir. O acabamento também é bom, com apliques em couro – no painel, portas, apoio de braço, bancos e volante - que elevam o padrão. O quadro de instrumentos tem um display pequeno para o preço desse SUV médio, enquanto a central multimídia de 8 polegadas também não impressiona.

Chevrolet Equinox RS 2023.
Entre-eixos de 2,72 metros assegura um excelente espaço interno Foto: Lara Moreno/Especial/EM

Com entre-eixos de 2,72 metros, o espaço interno é um dos destaques do Chevrolet Equinox. Até no banco traseiro há espaço de sobra, com direito a saídas de ar-condicionado, assoalho plano e encosto do banco ajustável. O porta-malas tem volume de 468 litros. Chama a atenção o prático sistema de rebatimento do encosto do banco traseiro, realizado a partir de comandos localizados na lateral do compartimento, formando uma base plana.

Chevrolet Equinox RS 2023.
Porta-malas tem volume de 468 litros Foto: Lara Moreno/Especial/EM

Desempenho do motor turbo 1.5

Uma saudade eterna no Chevrolet Equinox é o extinto motor 2.0 turbo, com 262cv de potência, usado no Camaro. Ele sempre será usado como comparação em frases mais ou menos assim: "esse motor 1.5 é bom, mas aquele 2.0 era muito melhor"!

Bom, o motor 1.5 turbo atual do Equinox tem 172cv e 27,8kgfm de torque. Podemos falar que ele está na média do segmento e proporciona uma boa experiência, sem o brilho de um propulsor mais esportivo. A boa gestão do câmbio automático tem participação nisso, com trocas acertivas.

Na cidade sobra motor, mas sua entrega é suave. Na estrada, o Chevrolet Equinox ganha desempenho rapidamente, bom para ultrapassagens e retomadas, mas também nada de outro mundo.

O consumo de combustível é alto, mas nada tão escandaloso como o motor 1.3 turbo da Stellantis, que equipa o Compass, por exemplo.

A suspensão do Equinox se destaca pelo conforto e não assusta em curvas. Com entre-eixos longo, esse SUV não é muito ágil para manobrar, mas a direção elétrica é leve nessa situação, e mais firme em velocidade elevada.

Principais equipamentos

Na lista de equipamentos de série do Chevrolet Equinox RS, destaque para:

  • chave presencial;
  • ar-condicionado de duas zonas;
  • multimídia com espelhamento do smartphone sem fio;
  • navegação nativa;
  • ajustes elétricos do banco do motorista;
  • 6 airbags;
  • sensores dianteiro e traseiro de estacionamento com câmera.

Mas vale destacar negativamente a tecnologia semiautônoma mal calibrada, principalmente no assistente de frenagem do Chevrolet Equinox, que freia quando pedestres não estão no caminho do veículo e também quando o carro da frente desacelera, mas sem risco de colisão.

Equinox X Concorrentes

Um ponto sensível no Chevrolet Equinox, talvez o motivo de suas vendas pífias, é o preço salgado, a partir de R$ 225.710, o que não se justifica porque o veículo é importado do México, de onde chega sem imposto de importação.

Um Jeep Compass, líder do segmento, começa em R$ 185 mil, e, mesmo sua versão com a mesma faixa de preço do Equinox não lhe deve equipamentos (apenas espaço interno).

O Toyota Corolla Cross é vendido entre R$ 163 mil e R$ 210 mil, ou seja, todas as suas versões, incluindo as híbridas, são mais baratas que o Equinox. Então, apesar de tantos pontos positivos, fica difícil desse SUV ser a escolha do consumidor.

Ficha técnica: Chevrolet Equinox RS 1.5 turbo

MOTOR
Dianteiro, quatro cilindros, 1.490cm³ de cilindrada, 16V, turbo, a gasolina, com injeção direta de combustível, que desenvolve potência máxima de 172cv a 5.600rpm e torque máximo de 27,8kgfm entre 2.000rpm e 4.000rpm
TRANSMISSÃO Tração dianteira e câmbio automático de seis velocidades
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira independente, tipo multilink / 7,5 x 19 polegadas (alumínio) / 235/50 R19
DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS A discos na dianteira e na traseira, com sistema ABS e distribuição da força de frenagem (EBD)
CAPACIDADES Tanque de combustível, 56 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 474 quilos
DIMENSÕES
Comprimento: 4,65m
Largura: 1,84m
Altura: 1,69m
Entre eixos: 2,72m
PORTA-MALAS
468 litros
PESO
1.561 quilos

Lista de equipamentos: Chevrolet Equinox RS 1.5 turbo

Airbags frontais, laterais e de cortina; alerta de colisão frontal; alerta de detecção de pedestre frontal com auxilio de frenagem; alerta de movimentação traseira; alerta de ponto cego; alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro; monitoramento de pressão dos pneus; alerta vibratório de segurança no banco do motorista; sistema auxiliar de permanência em faixa; controle eletrônico de estabilidade e tração; farol alto adaptativo; faróis com ajuste de altura; frenagem automática de emergência em baixa velocidade; lanterna de neblina; luz de condução diurna; sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; Isofix; rack de teto; acendimento automático dos faróis; freio de estacionamento por botão; ar-condicionado dual zone com saídas para o banco traseiro; assistente de partida em aclive; câmera de ré; chave presencial; volante com regulagem em altura e distância; retrovisores elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico;retrovisor interno eletrocrômico; navegação embarcada; sensor de chuva; tapetes em carpete; vidros elétricos; bancos com revestimento em couro; banco do motorista com regulagem elétrica; multimídia de 8.

Opcional

Pintura metálica vermelho Radiant (R$ 2 mil).