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Chevrolet Spin 2025: novidades rejuvenescem projeto veterano?

Modelo ganhou atributos interessantes após a reestilização, mas aprimoramentos poderiam ter ido além

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Novos faróis tê iluminação em LED
Novos faróis tê iluminação em LED Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
Os monovolumes são carros fora de moda: a bola de vez está com os SUVs. Porém, o caso é que os atuais queridinhos do mercado não conseguem ter um interior tão prático e versátil quanto o das minivans. E é justamente essa a receita do Chevrolet Spin 2025, cuja última atualização procurou dar traços de utilitário ao design e ao perfil da carroceria, mas sem modificar de maneira drástica o projeto do veículo. Assista ao vídeo!
É verdade que, ao não fazer investimentos profundos no Spin 2025, a Chevrolet aproveitou para economizar. E, nesse ponto, vale lembrar que o projeto já tem cerca de 12 anos de idade e está na segunda reestilização. Mas, ainda assim, é inegável que o modelo se mantém competitivo diante do único concorrente direto, o Citroën C3 Aircross, que, por sinal, é bem mais jovem e não completou nem 1 ano de mercado.
Independentemente das aspirações a SUV, o caso é que as mudanças trouxeram evoluções ao Chevrolet Spin 2025. A começar pelos faróis em LED, cuja luminosidade é 3 vezes maior em relação aos antigos, halógenos e monoparabólicos. Na prática, eles realmente iluminam bem. As maiores e mais bem-vindas novidades, porém, estão no interior. 

Painel mais vistoso e tecnológico

O grande chamariz da linha 2025 do Chevrolet Spin é o painel redesenhado, que ganhou duas telas integradas: uma para a central multimídia, de 11 polegadas, e outra para os instrumentos, de 8 polegadas. Além da atmosfera tecnológica, as funções incluem instrumentação completa, com direito a termômetro do fluido de arrefecimento, medidor da carga da bateria e estimativa da vida útil do óleo do motor. 

O Chevrolet Spin 2025 também ganhou bancos dianteiros com espumas de diferentes densidades. Ele realmente são confortáveis e apoiam muito bem o corpo, inclusive a região lombar da coluna e as pernas. Porém, o do motorista segue com a incômoda regulagem em altura que eleva só o assento. Por sua vez, o volante manteve a regulagem só em altura, e não em profundidade: não foi dessa vez que esses aspectos foram solucionados. 
Uma novidade que não agregou comodidade é a chave presencial, já ela não destrava e trava automaticamente as portas quando o motorista se aproxima ou se afasta. Assim, na prática, ela serve só para acionar a partida do motor por botão, e, assim, não traz grande vantagem em relação ao sistema convencional. 
No mais, os bancos traseiros são os mesmos e mantêm o bom sistema corrediço, para distribuir melhor o espaço, curso é de 11 cm; mas a área total não mudou. É um sistema que ajuda a democratizar o espaço: se a terceira fileira estiver fora de uso, dá para aumentar bastante o espaço para quem está na fileira central; ou então distribuir bem o espaço caso haja lotação máxima.

Espaço interno do Chevrolet Spin 2025

No banco traseiro, o Chevrolet Spin 2025 também mescla boas novidades com antigos vícios. Ali, os ocupantes dispõem de dois difusores de ar-condicionado, mas o banco manteve o formato muito plano e o assento curto, que não favorece a ergonomia. Nada a reclamar, porém, dos úteis sistemas de inclinação do encosto e de deslizamento dos bancos, que permitem "democratizar" o espaço entre a segunda e a terceira fileira de assentos.  

Os revestimentos das quatro portas traseiras ganharam nichos para celulares, mas as traseiras perderam os enxertos acolchoados: nesse ponto, acabamento regrediu. As dianteiras têm acolchoamento nos apoios de braço, além de apliques em cinza. De qualquer modo, há muito plástico a bordo, inclusive no painel.
 
No espaço interno, nada mudou, e isso não é exatamente ruim. Os ocupantes das duas primeiras fileiras de bancos viajam confortavelmente. No fundão, mesmo com a fileira central na posição máxima à frente, as acomodações são precárias. Falta área para as pernas, o assento é muito baixo e o acesso é difícil, ainda outros carros de sete lugares, com preços até mais elevados, não sejam muito melhores nesse aspecto. 
 
Porta-malas do Chevrolet Spin Premier 2025
Porte-malas tem 553 litros com a terceira fileira rebatida Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
 
Quanto ao porta-malas, o do Chevrolet Spin 2025 continua variando de excelentes 553 litros a parcos 162 litros, a depender do rebatimento da terceira fileira de bancos. Se os assentos extras fossem bipartidos, haveria maior versatilidade para que seis passageiros viajassem com bagagem. Falta também uma cobertura para o compartimento, que deixa os objetos muito à mostra.

Como é dirigir o Chevrolet Spin 2025?

Toda a gama do Chevrolet Spin 2025 manteve o velho motor 1.8 Família I. Atualizações eletrônicas visaram reduzir emissões de poluentes, mas os números de potência e torque não mudaram: são 111cv e 17,7kgfm com etanol e 106cv e 16,8 kgfm com gasolina.
 
Na prática, nota-se que o Chevrolet Spin 2025 é ágil em trânsito urbano, devido à boa entrega de torque me baixas rotações. Entretanto, na estrada, o desempenho é não mais que razoável. Em subidas, é preciso fazer muitas manobras de kick-down, levando o acelerador até o fundo, para não perder velocidade. Em ultrapassagens, o motorista também se lembra rapidamente de que os números de potência do motor 1.8 são modestos.

Essas características, aliás, já são bem conhecidas desse motor 1.8, que manteve ainda outro traço: em alta rotação, percebem-se várias asperezas de funcionamento. Esse inconveniente poderia ser amenizado com um bom isolamento acústico, mas não é o caso.
 

Chevrolet Spin Premier 2025 azul de traseira em movimento em rodovia
Traseira é o ponto menos harmonioso da reestilização do Spin 2025 Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
 
A versão Premier vem sempre equipada com um câmbio automático de 6 marchas. A programação tem foco na economia de combustível, de modo que a central eletrônica faz trocas com os giros baixos. A operação é suave, mas, em descidas, deveria haver maior efeito de freio-motor. Também que não há borboletas no volante: trocas sequenciais são feitas por botõezinhos na alavanca.
 
Já a suspensão segue com uma calibragem firme, com amortecedores com muita carga. Resultado é a transferência de boa parte das imperfeições do solo para o habitáculo. Em um carro de proposta familiar, poderia ter um acerto mais macio.  A contrapartida desse acerto firme, porém, é uma estabilidade muito boa, mesmo com a elevação da suspensão em 1,6cm na linha 2025 do Chevrolet Spin, que fez o vão livre chegar a 17,3cm. 

Altinho, mas estável

Uma vantagem dessa elevação da suspensão, que veio acompanhada de um alargamento de 3,4 cm nas bitolas dos eixos, é que o Chevrolet Spin 2025 ganhou desenvoltura para passar por obstáculos urbanos, como quebra-molas e valetas. Segundo o fabricante, essa modificação fez ângulo ataque aumentar de 15,5 graus para 16,6 graus. Durante o teste, o modelo não raspou a dianteira no chão nenhuma vez.

O conjunto mecânico inclui ainda uma direção segue com assistência elétrica muito leve em manobras, mas com bom efeito regressivo em alta velocidade. Por fim os freios mantiveram arquitetura com tambores na traseira. O desempenho desse conjunto é satisfatório, mas em um carro de proposta familiar, como o Chevrolet Spin 2025, que pesa 1.292kg e ainda pode levar mais 515kg, incluindo os sete ocupantes, seria interessante a adoção discos também na traseira. 
 
Chevrolet Spin Premier 2025 azul de frente estacionada em local arborizado
Reestilização deu ao chevrolet Spin um capô mais alto, para disfarçar o perfil de monovolume Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Consumo do Chevrolet Spin 2025

A Chevrolet afirma que as mudanças da linha 2025 do Chevrolet Spin reduziram o consumo de combustível em até 11%. Nas aferições do VRUM, feitas com gasolina, mostraram resultados razoáveis para o porte do veículo: foram 9,2 kml/na cidade e 13,2km/l na estrada (veja os números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, na ficha técnica). 

Equipamentos do Chevrolet Spin Premier 2025

DE SÉRIE
Central multimídia com Wi-Fi nativo e conectividade sem fio com AndroidAuto e Apple CarPlay sem fio; Wi-Fi nativo com conexão para até sete aparelhos simultâneo e Bluetooth para até dois smartphones; seis airbags (frontais, laterais e de cortina, sendo os últimos até a terceira fileira de bancos), alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, frenagem automática em baixas velocidades, alerta de ponto cego, indicador de distância do veículo à frente, ar condicionado digital com uma zona de temperatura, controlador da velocidade de cruzeiro, acendimento automático dos faróis,
sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, câmera e sensores de ré, vidros, travas e retrovisores elétricos, partida por botão e assistente de partida em rampas.
OPCIONAIS Não há.

Vale a pena?

O Chevrolet Spin sempre foi uma compra racional: não é um carro emocionante, e sim uma alternativa que se encaixa muito bem para quem precisa de um carro de sete lugares, mas não tem mais de R$200 mil pra pagar em um SUV com terceira fileira de bancos. O próprio fabricante afirma se tratar dp produto com maior índice de fidelização da gama: mais de 70% dos consumidores repetem a compra.

Com as atualizações da linha 2025, o Chevrolet Spin continua exatamente com esse perfil, mas, agora, ganhou mais credenciais para encarar o Citroen C3 Aircross, que é o novo e único concorrente direto. Inclusive no preço: a versão top de Premier tem preço de R$ 144.990, enquanto o rival, na configuração top de linha Shine, sai por R$136.590.
 
Vale lembrar que a gama do Chevrolet Spin 2025 tem também a versão LTZ, que também já vem com o banco extra e acomoda sete ocupantes, mas custa R$137.990. A mecânica é a mesma, só que o pacote de equipamentos exclui rodas com acabamento usinado e assistentes à direção.
 
Motor 1.8 flex do Chevrolet Spin Premier 2025
Motor 1.8 passou por mudanças na parte eletrônica, mas, grosso modo, é o mesmo que equipa o Spin desde o lançamento, em 2012 Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Ficha técnica: Chevrolet Spin Premier 2025

MOTOR Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, com pistões de 80,5 mm de diâmetro e 88,2 mm de curso, 1.796cm³ de cilindrada, 8 válvulas e injeção multiponto, a gasolina e etanol
POTÊNCIA 106cv (gasolina) e 111cv (etanol) a 5.200rpm
TORQUE 16,8 kgfm (gasolina) a  2.800 rpm e 17,7kgfm (etanol) a 2.600rpm
TRANSMISSÃO Tração dianteira e câmbio automático de 6 marchas
SUSPENSÃO Dianteira, independente, McPherson, e traseira semi-independente por eixo de torção
RODAS/PNEUS 16 polegadas (liga leve)/205/60 R16
DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS
CAPACIDADES Tanque, 53 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 515 kg
DIMENSÕES Comprimento, 4.42m; largura, 1,77m; altura, 1,70m; distância entre-eixos, 2,62m; e altura em relação ao solo, 17cm
PORTA-MALAS
162 litros (com sete lugares) ou 553 litros (com cinco lugares)
PESO 1.292kg
CONSUMO* Cidade: 10,5km/l (g) e 7,4km/l (e)
Estrada: 13,4km/l (g) e 9,3km/l (e)

*Dados do Inmetro