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Fiat Pulse: 10 fatos antes da compra do usado

Crossover compacto da marca italiana tem pouco tempo de vida, mas pode ser boa opção de seminovo para quem quer um hatch compacto com jeito de SUV

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O Fiat Pulse é construído sobre a mesma plataforma do Argo, mas com dimensões um pouco diferentes
O Fiat Pulse é construído sobre a mesma plataforma do Argo, mas com dimensões um pouco diferentes Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A entrada da Fiat no segmento que mais cresce no mercado tardou, mas também a marca ocupou boa parte dele com o Pulse e o Fastback nos dois últimos anos. Vamos focar justamente no Fiat Pulse, que briga na base da categoria de crossovers compactos, com uma interessante relação custo/benefício.

Vamos destrinchar o primeiro SUV compacto da fabricante italiana em vários aspectos. Veja agora 10 fatos marcantes sobre o Fiat Pulse.

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT modelo 2023 branco de lateral estático no estacionamento
O Fiat Pulse tem 2,53m de distância entre-eixos Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

1 - Primeiro SUV da marca

Chamado inicialmente de Projeto 363, o Fiat Pulse foi o primeiro SUV compacto da marca. Pode até ser considerado o primeiro utilitário-esportivo de fato da Fiat, uma vez que o Freemont era um projeto originalmente Dodge dos tempos de FCA – e se descartamos versões aventureiras e 4x4 de compactos da fabricante na Europa.

O carro foi lançado, oficialmente, no Brasil, em outubro de 2021. O nome foi escolhido após votação em redes sociais e canais digitais da marca. Pulse foi o preferido de 65% das 380 mil pessoas que participaram da eleição promovida pela Fiat, superando as outras duas opções: Domo e Tuo.

Feito sobre a base do Argo no Polo Automotivo da Stellantis de Betim (MG), o Fiat Pulse foi apresentado com o mesmo motor 1.3 Firefly do irmão. Mas coube ao carro estrear o propulsor turbinado de três cilindros dentro do grupo automotivo – que depois foi aplicado nos Fiat Fastback e Strada, no Peugeot 208 e no Citroën C3 Aircross.

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT modelo 2023 branco de traseira em movimento no asfalto
Modelo traz um defletor de ar na parte traseira do teto Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

2 – Vendas do Fiat Pulse no Brasil

Apesar de ser o SUV mais barato do país, o crossover não tem vida fácil no mercado. A ampla concorrência e a proximidade de preços com hatches compactos mais completos faz com que o Fiat Pulse tenha até boas vendas, porém, sem figurar nas cabeças do segmento de utilitários-esportivos compactos.

Em 2023, o exemplar da marca italiana somou 45.808 unidades. Foi o 17º carro de passeio mais vendido do país e o 8º SUV compacto mais emplacado. No primeiro bimestre de 2024, o Fiat Pulse tem 5.485 licenciamentos, o que o deixa apenas em 9º na categoria.

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT modelo 2023 branco interior painel volante bancos dianteiros estático no estacionamento
Interior tem acabamento em diferentes texturas, mas com muito plástico Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

3 – As versões do SUV compacto

Atualmente, o Fiat Pulse é vendido em cinco versões “civis”, além da esportiva Abarth, sobre a qual falaremos ainda. É um dos poucos SUVs a ainda ter a opção de câmbio manual, no caso da variante de entrada Drive 1.3, que custa R$ 103.990.

Veja os preços de toda a linha Fiat Pulse 2024:

  • Fiat Pulse Drive 1.3: R$ 103.990
  • Fiat Pulse Drive 1.3 AT: R$ 111.990
  • Fiat Pulse S-Design 1.3 AT: R$ 116.990
  • Fiat Pulse Drive 1.3 AT: R$ 111.990
  • Fiat Pulse Audace 1.0 Turbo AT: R$ 118.990
  • Fiat Pulse Impulse 1.0 Turbo AT: R$ 132.990

4 - Desempenho do aspirado

Desde a opção aspirada, o Fiat Pulse se mostra um SUV bom de desempenho, na cidade ou na estrada. O 1.3 8V de 107cv com etanol e 98cv, com gasolina, entrega boa agilidade ao crossover compacto e ainda garante um consumo de combustível moderado.

As arrancadas são bem condizentes com a proposta do modelo, e mesmo quando equipado com o câmbio CVT de sete marchas virtuais o carro desenvolve bem nas primeiras acelerações. Na estrada, as retomadas pedem um pouco de atenção, já que o torque de 13,7kgfm (e)/13,2kgfm (g) só embala mesmo o motor lá perto das 4.000rpm.

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT modelo 2023 branco cofre do motor estático no asfalto
Motor 1.3 aspirado garante bom desempenho no trânsito urbano Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Veja os dados de desempenho e consumo do Fiat Pulse

Fiat Pulse 1.3 MT

  • 0 a 100km/h: 11,7s (e) / 12,2s (g)
  • Ciclo urbano: 9,1km/l (e) / 12,6km/l (g)
  • Ciclo estrada: 10,1km/l (e) / 14,7km/l (g)

Fiat Pulse 1.3 AT

  • 0 a 100km/h: 11,4s (e) / 12,2s (g)
  • Ciclo urbano: 9,2km/l (e) / 12,9km/l (g)
  • Ciclo estrada: 10,4km/l (e) / 14,3km/l (g)

5 – Modelo compacto com motor turbo

O Fiat Pulse turbo, por sua vez, se torna um dos SUVs compactos mais potentes e divertidos da categoria. Afora um pequeno delay nas acelerações iniciais, os 130cv com combustível vegetal, e 125cv com combustível fóssil, chegam fortes e dão ânimo ao carro nas arrancadas.

O modelo também é bem mais esperto nas retomadas. Como é de se esperar em um conjunto turbinado, o motor 1.0 três cilindros enche cedo, nas 1.700rpm, com torque máximo de 20,4kgfm – com etanol ou gasolina.

Veja os dados de desempenho e consumo do Fiat Pulse turbo:

  • 0 a 100km/h: 9,4s (e)/9,7s (g)
  • Ciclo urbano: 8,5km/l (e)/12km/l (g)
  • Ciclo estrada: 10,2km/l (e) /14,6km/l (g)

Fiat Pulse Abarth modelo 2023 branco detalhes vermelho estático no asfalto
Pulse Abarth é a versão mais apimentada do SUV compacto Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

6 - Tem esportivo, de fato

Quase um ano depois do lançamento do Pulse, a Fiat lançou uma aguardada versão Abarth do SUV. A propósito, foi o primeiro modelo preparado pela divisão de performance da marca italiana produzido no Brasil. E, neste caso, é hora de separar os meninos dos homens.

Esse Fiat Pulse em especial, inclusive, é tratado apenas como Pulse Abarth. Recebeu acerto em todos os cantos. Suspensão 1cm mais baixa e com molas e amortecedores 12% mais rígidos, freios dimensionados, respostas mais ágeis do motor e do câmbio automático, direção 7% mais direta e carroceria 13% mais firme – dados da Stellantis.

Isso tudo embalado pelo motor 1.3 GSE turbo de 185cv com etanol e 180cv, com gasolina, e 27,5kgfm a 1.750rpm. Claro que isso transforma o SUV compacto em um quase demônio. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 7,6 segundos (e) e 8 segundos cravados (g).

E todo esse preparo é sentido na rua – ou na pista. A direção é extremamente precisa e o carro parece grudado com as quatro rodas no chão. Para ter as respostas viscerais do motor, nem é preciso pisar demais no pedal da direita: em um simples toque, o motor já responde.

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT modelo 2023 branco interior banco traseiro estático no estacionamento
Espaço no banco traseiro acomoda dois adultos e uma criança Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

7 - É um Argão e está tudo bem

Apesar de a Stellantis bater na tecla de que o Pulse usa uma plataforma diferente, a arquitetura MLA é basicamente a mesma do Argo. O que não é demérito nenhum, porque o hatch compacto é um carro bem resolvido e equilibrado.

O Fiat Pulse oferece posição de dirigir com ergonomia satisfatória e relativo espaço para joelhos e pernas. O volante, apesar de grande, facilita a tarefa na hora de estacionar. Na estrada, a carroceria torce dentro da normalidade e o SUV é obediente na maior parte do tempo.

De volta à cabine. Mesmo com a alteração na geometria da suspensão de trás e com 1,1cm a mais na distância entre-eixos que o Argo (2,53m no total), o banco traseiro é mais indicado para dois adultos e uma criança. Além disso, tem assento curto, o que causa desconforto nas pernas.

Também não se empolgue com o porta-malas de 370 litros (padrão VDA, que considera o ambiente cheio… de água). O compartimento leva duas malas médias e alguns volumes menores, e tem vão de abertura da tampa limitado e elevado.

No acabamento, o Fiat Pulse tem muito plástico, com design melhor resolvido que no Argo, qualidade dos materiais superior, mas com falhas nas emendas e encaixes. O isolamento acústico merece um refino em velocidades altas de estrada.

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT modelo 2023 branco porta-malas estático no estacionamento
Porta-malas tem tamanho razoável para um SUV compavto Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

8 - Nossa dica de melhor versão do Pulse

Sugerimos o Fiat Pulse Drive 1.3 com câmbio automático do tipo CVT, ano 2023, para não quebrar o orçamento. Esta versão fica abaixo dos R$ 100 mil – nos principais sites de compra e venda, os preços ficam entre R$ 90 mil e R$ 95 mil –, está dentro da garantia e é relativamente equipado.

O modelo oferece quatro airbags (as bolsas dianteiras laterais prometem proteção para cabeça e tórax, mas não há airbags do tipo cortina no banco traseiro), controles de estabilidade, de tração e de subidas, sensor de ré e Isofix. Por fora, faróis de LED e rodas de liga leve.

Destaque para a funcional central multimídia com tela de 8,4 polegadas e que permite conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, o Fiat Pulse Drive tem ar-condicionado automático, controle de cruzeiro e trio elétrico. Os pacotes de opcionais podem agregar retrovisor eletrocrômico, câmera de ré, chave presencial, partida remota do motor, GPS nativo e Wi-Fi a bordo.

9 – Preços de manutenção

Para ficar no Fiat Pulse 2023, este ainda está dentro da garantia de fábrica. Então vale ficar ligado nas revisões com preço fixo para a versão Drive 1.3 AT:

  • 10.000km: R$ 556
  • 20.000km: R$ 640
  • 30.000km: R$ 636
  • 40.000km: R$ 1.508
  • 50.000km: R$ 608
  • 60.000km: R$ 848

Veja também os preços de algumas peças do Fiat Pulse Drive 1.3 AT:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 220 a R$ 300
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 120 a R$ 250
  • Bomba de combustível: de R$ 380 a R$ 500
  • Kit troca de óleo (5 litros 0w30 + filtro): de R$ 260 a R$ 400
  • Amortecedor traseiro: de R$ 300 a R$ 500 (par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 650 a R$ 1.000
  • Farol direito: de R$ 1.800 a R$ 2.600 (LEDs)

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT modelo 2023 branco roda de liga leve estático no estacionamento
Modelo pode ser equipado com rodas de liga leve Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

10 - Principais problemas do SUV compacto

Nos principais grupos com donos do Fiat Pulse as queixas mais recorrentes dizem respeito à bomba de óleo. Em alguns casos, a peça deu defeito em veículos com menos de 20 mil quilômetros e teve de ser trocada.

Fique atento também ao comportamento do câmbio CVT Fiat Pulse. São constantes as reclamações a respeito de transmissão que trava. Peças de acabamento desalinhadas, falhas na pintura e vedações ineficientes das janelas também são problemas usuais no Fiat Pulse relatados por proprietários.

Vale lembrar que o Fiat Pulse foi submetido a algumas campanhas de recall: substituição da central do sensor de estacionamento traseiro em carros produzidos em 2022; troca do duto de combustível em SUVs fabricados em 2022; substituição da bomba de alta pressão de combustível em unidades feitas entre 2022 e 2023.

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