Quem nunca sonhou com um carro que roda, roda e não te deixa na mão? No Brasil, onde buraco na rua e gasolina cara são rotina, um carro confiável é muito importante para levar do ponto A ao B. Baseado em relatos de donos, mecânicos e durabilidade o VRUM montou uma lista com 10 modelos que praticamente ignoram a oficina e são baratos.
Honda Fit
O Honda Fit chegou ao Brasil em 2003 como um monovolume revolucionário, com design funcional e o sistema ULTRA Seat, que rebata os bancos de mil formas, ampliando o porta-malas de 363 para 1.045 litros. O modelo que era produzido em Sumaré (SP), passou por quatro gerações até sair de linha em 2021, mas segue vivo no exterior com reestilizações.
Sua fama de “tanque de guerra” vem dos motores 1.4 (100/101 cv ou 80 cv na primeira geração) e 1.5 16V (115/116 cv, flex desde 2006), com câmbio manual, ou CVT. O consumo também é ponto forte do Fit. Além de econômico, a manutenção é simples e com peças acessíveis. No mercado de usados, um Fit pode variar entre R$ 25 mil até os R$ 75 mil, dependendo da geração e estado. Quem tem um, não larga.
Nissan March
O Nissan March desembarcou em 2011, importado do México, e virou queridinho por ser compacto, econômico e durável. Produzido no Brasil a partir de maio de 2014 (Resende, RJ), saiu de linha em 2020, mas segue em alta no mercado de usados. Os motores 1.0 16V (77 cv) e 1.6 16V (111 cv) são elogiados pela robustez e consumo de até 15 km/l na estrada com gasolina.
O câmbio manual de cinco marchas é o mais comum, mas o 1.6 teve CVT nas últimas versões. Simples, com direção elétrica e ar-condicionado de série, ele exige só revisões básicas. Um March custa entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. Muito bom pra quem quer um hatch sem complicação.
Volkswagen Gol
O Volkswagen Gol é uma lenda. Lançado em 1980, reinou como o carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos (1987 - 2013), com mais de 7 milhões de unidades. Saiu de linha em 2022, com a série “Last Edition”, mas sua fama de inquebrável permanece.
A geração G5 (2008-2012) é o principal destaque, com motores 1.0 8V (72-76 cv, flex) e 1.6 8V (101-104 cv, flex), manuais. O motor 1.0, no entanto, raramente no Gol, pode ter vazamento de óleo se não utilizar a especificação correta.
O câmbio automático I-Motion também não é recomendado, já que sofre com ruídos, travamentos e trancos. Um Gol G5 2012 (1.0) sai por R$ 25 mil a R$ 35 mil; o 2022 (1.0) vai de R$ 50 mil a R$ 60 mil.
Fiat Palio Fire
O Fiat Palio Fire, produzido de 2000 a 2017, é o rei da simplicidade. O Fire manteve o motor 1.0 8V (até 75 cv) e um projeto robusto, ideal para trabalho ou cidade. Fazia 12 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina .
Saiu de linha em 2017, substituído pelo Argo, mas é lembrado por donos que atravessavam alagamentos sem drama, assim como seu irmão Uno, também de um projeto confiável. Com manutenção barata e peças em qualquer esquina, é achado no mercado de usados: um Palio Fire 2015 custa entre R$ 20 mil e R$ 30 mil. Pra quem não liga pra modernidade, é uma fortaleza.
Toyota Corolla
O Toyota Corolla é sinônimo de confiabilidade. No Brasil desde 1993, com produção local a partir de 1998, é o sedã médio mais vendido, com fama de “milenar”. A nona geração (2002-2008) é um ícone, com motor 1.8 16V (132-136 cv, flex desde 2004), manual ou automático. A geração atual (2025) usa motores 2.0 flex (175 cv) ou híbrido 1.8 (122 cv). Nunca saiu de linha e segue líder no mercado zero km de sedãs médios, com manutenção previsível. Um modelo usado pode variar entre R$ 30 mil a R$ 150 mil, dependendo das gerações, versões e estado.
Hyundai HB20
Lançado em 2012, o Hyundai HB20 deu uma bela aquecida no segmento de hatches compactos, com seu design moderno e mecânica confiável. Produzido em Piracicaba (SP), nunca saiu de linha e permanece uma escolha sólida no mercado de usados. Os motores 1.0 (80 cv), 1.0 turbo (120 cv) e 1.6 (128 cv com etanol) são bem confiáveis, com câmbio manual ou automático de seis marchas.
Revisões com preços fixos e peças acessíveis reforçam a fama de “inquebrável”. Um HB20 2019 (1.6) custa R$ 60 mil a R$70 mil.
Toyota Etios
O Toyota Etios, lançado em 2012, nunca venceu no design, mas é um monstro de durabilidade. Feito em Sorocaba (SP) até 2021, herdou a confiabilidade do Corolla com motores 1.3 (98 cv) e 1.5 (107 cv), flex, com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro.
Fazia 13 km/l na estrada com gasolina. Simples, com manutenção barata e revisões competitivas, é o favorito para muitos motoristas de app. Um Etios Hatch 2018 (1.5) custa R$ 55 mil a R$ 63 mil. Saiu de linha, mas quem tem um gosta muito.
Honda HR-V
O Honda HR-V chegou em 2015 como o primeiro SUV compacto da marca no Brasil, produzido em Sumaré (SP). Nunca saiu de linha e ganhou uma nova geração em 2022. O motor 1.8 16V (140 cv, flex) da primeira geração é elogiado pela robustez, com câmbio manual ou CVT. Um HR-V 2016 custa entre R$ 80 mil a R$ 85 mil.
Fiat Strada
A Fiat Strada, lançada em 1996, é a picape mais vendida do Brasil há duas décadas e o veículo mais comercializado desde 2021. Com a suspensão de feixe de molas, é “pau pra toda obra”, aguentando carga e estrada de terra. Nunca saiu de linha, e a geração atual (2020) usa motores 1.3 Firefly (109 cv) e 1.0 turbo (130 cv), com câmbio manual ou CVT. A manutenção é barata, mas cuidado com a embreagem em modelos 1.8 antigos. Uma Strada 2015 (1.4) custa R$ 56 mil a R$ 60 mil.
Chevrolet Onix
O Chevrolet Onix, lançado em 2012, foi o carro mais vendido do Brasil por cinco anos e segue em linha . Os motores 1.0 (78/82 cv) e 1.4 (98 cv) da primeira geração são simples, com manutenção barata; a geração atual (2025) usa 1.0 (82 cv) ou 1.0 turbo (116 cv). Um Onix 2018 (1.0) custa entre R$ 46 mil mil a R$ 52 mil.
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