O primeiro dos produtos incluídos no plano de investimentos de R$ 1,2 bilhão para modernização da fábrica da General Motors de Gravataí (RS) será, como esperado, um SUV compacto inédito que terá como base o Onix, ou seja, menor do que o atual Chevrolet Tracker. O novo modelo está previsto para 2026. O que se antevê é uma versão híbrida flex básica com alternador e motor de arranque integrados, além de uma pequena bateria auxiliar.
A General Motors do Brasil se convenceu, ao sondar clientes, que passar direto para carros elétricos no Brasil vai demorar em razão do preço alto e de uma rede de recarga incompleta. Um híbrido pleno para veículos maiores, a exemplo de Tracker, Montana, S10 e Trailblazer, deve chegar numa segunda etapa.
Fábio Rua, vice-presidente da General Motors, afirmou que o novo produto (não adiantou que se tratava de um SUV) está sendo desenvolvido pela engenharia da empresa, líder mundial para este projeto. Será exportado para países da América do Sul e México. No Brasil vai mirar, principalmente, no Kardian, Pulse e, em breve, no modelo equivalente da VW.
Outra atualização esperada, segundo o site Autos Segredos, é a injeção direta de combustível no motor a combustão interna.
Até agora a Chevrolet era uma das poucas marcas a manter a injeção multiponto no duto de admissão por achá-la uma solução de menor custo e suficiente. Porém, o tempo mostrou que se trata de uma mudança viável e necessária aos olhos do mercado. Deve estrear já neste novo SUV.
No total, a General Motors investirá R$ 7 bilhões no Brasil, entre este ano e 2028, na renovação de seus modelos, introdução de tecnologias avançadas e agregação de novos negócios.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas