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Veja 7 SUVs compactos que mais gastam combustível e podem destruir seu bolso

Conheça os 10 SUVs compactos mais beberrões do Brasil, com base nos dados do Inmetro

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Caoa Chery Tiggo 5X Sport é um dos modelos que mais gasta combustível
Caoa Chery Tiggo 5X Sport é um dos modelos que mais gasta combustível Foto: Divulgação/CAOA Chery

Os SUVs compactos são a febre do momento no Brasil, mas nem todos são amigos da economia de combustível. Com os preços da gasolina e do etanol nas alturas, escolher um modelo que bebe muito pode ser um baita problema no orçamento. 

Para te ajudar a escolher um SUV de porte compacto que não pese seu bolso na hora de abastecer, o VRUM montou um ranking dos 7 SUVs compactos que bebem no mercado brasileiro, usando os dados mais recentes do Inmetro (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular - PBEV). 

1. Jeep Renegade 1.3 turbo (Willys e Trailhawk 4x4)

Jeep Renegade Trailhawk modelo 2025 branco com teto preto de frente em movimento na terra

Motor: 1.3 turbo flex, 176 cv (gasolina e etanol), 27,5 kgfm de torque

Consumo Trailhawk  (Inmetro):

  • Cidade: 6,4 km/l (etanol) e 9 km/l (gasolina)
  • Estrada: 7,6 km/l (etanol) e 10,8 km/l (gasolina)

Média geral: 8,44 km/l

Consumo Willys (Inmetro):

  • Cidade: 6,2 km/l (etanol) e 8,9 km/l (gasolina)
  • Estrada: 7,2 km/l (etanol) e 10 km/l (gasolina)

Média geral: 8,07 km/l

O Jeep Renegade nas versões 4x4 (Série S e Trailhawk) é o campeão dos beberrões. Apesar do motor 1.3 turbo ser moderno e o câmbio automático de oito velocidades, o peso elevado (1.590 o Trailhawk  e 1.643 kg o Willys) e a tração integral aumentam o consumo. Ele é ótimo para quem busca desempenho off-road, mas o bolso sente na hora de abastecer. Lembrando que o modelo a diesel saiu de linha em 2022 devido à baixa procura e pela legislação de emissões.

2. Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid e Sport 1.5 turbo

Chery Tiggo 5X Pro Hybrid: vale a pena investir no híbrido? - Vrum - Estado  de Minas

Motor: 1.5 turbo flex, 150 cv (etanol) e 147 cv (gasolina), 21,4 kgfm de torque

Consumo (Inmetro):

  • Cidade: 6,9 km/l (etanol) e 9,9 km/l (gasolina)
  • Estrada: 8,1 km/l (etanol) e 11,5 km/l (gasolina)

Média geral: 9,10 km/l

O Tiggo 5X Sport e Pro tem um motor 1.5 turbo que entregam um desempenho razoável, fazendo o 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, porém o câmbio CVT que simula nove marchas e o peso de 1.424 kg não ajudam na economia. É uma opção interessante pelo preço, mas o consumo é um ponto fraco. 

E não, ele não é híbrido de verdade na versão Hybrid, já que não move as rodas, e sim MHEV — clique aqui para entender tudo sobre os carros híbridos. 

3.  Hyundai Creta Action 1.6 Aspirado

Hyundai Creta: 10 fatos para quem quer o SUV compacto usado

Motor: 1.6 aspirado flex, 130 cv (etanol) e 123 cv (gasolina), 16,5 kgfm de torque
Consumo (Inmetro):

  • Cidade: 7,1 km/l (etanol) e 9,7 km/l (gasolina)
  • Estrada: 8,1 km/l (etanol) e 12,1  km/l (gasolina)

Média geral: 9,25 km/l
O Creta Action, da geração antiga, que saiu de linha em outubro de 2024, utiliza o motor 1.6 aspirado que já estava bem defasado. O câmbio automático de seis marchas não ajuda, e o consumo é alto para um carro que não entrega tanto desempenho assim. É uma opção de entrada, mas gasta bastante.

4.Renault Duster 1.6 Aspirado automático

Renault Duster fica até R$ 2.700 mais em conta; confira os novos preços do  SUV

Motor: 1.6 aspirado flex, 120 cv (etanol) e 118 cv (gasolina), 16 kgfm de torque
Consumo (Inmetro):

  • Cidade: 7,2 km/l (etanol) e 10,5 km/l (gasolina)
  • Estrada: 8,1 km/l (etanol) e 11,5 km/l (gasolina)

Média geral: 9,32 km/l
O Duster com motor 1.6 aspirado e câmbio CVT de seis marchas simuladas é outro que não economiza combustível. Ele é mais leve (1.251 kg), mas o motor antigo não é eficiente. A versão manual consome menos, mas a automática é a mais comum no mercado.

5. Fiat Pulse Abarth 1.3 turbo

Pulse Abarth branco em movimento da direita para esquerda em rodovia com arvores desfocadas como plano de fundo

Motor: 1.3 turbo flex, 185 cv (etanol) e 180 cv (gasolina), 27,5 kgfm de torque
Consumo (Inmetro):

  • Cidade: 7,1 km/l (etanol) e 10,2 km/l (gasolina)
  • Estrada: 8,9 km/l (etanol) e 12,3 km/l (gasolina)

Média geral: 9,62 km/l
O Pulse Abarth tem o mesmo motor 1.3 turbo do Renegade, porém com mais cavalaria, assim como o Fastback, mas é mais leve (1.281 kg). A proposta esportiva faz ele gastar mais, já que o foco é desempenho, não economia. É um carro divertido, mas o consumo é alto para um compacto.

6. Citroën C3 Aircross turbo

Citroën C3 Aircross 2024 prata de TRASEIRA estático na areia

Motor: 1.0 turbo flex, 130 cv (etanol) e 125 cv (gasolina), 20,4 kgfm de torque

Consumo (Inmetro):

  • Cidade: 7,4 km/l (etanol) e 10,6 km/l (gasolina)
  • Estrada: 8,6 km/l (etanol) e 12 km/l (gasolina)

Média geral: 9,65 km/l
O  Citroën C3 Aircross também é um SUV compacto que tem versões que oferecem sete lugares. E mesmo tendo a receita de diversos modelos da Stellantis que possui o 1.0 T200, na média de consumo, ele fica para trás. O câmbio CVT que simula até sete velocidades e seu peso de 1.201 kg casa bem com o conjunto, mas não com a economia. 

7. Jeep Renegade 1.3 Turbo (Sport e Longitude 4x2)

Jeep Renegade

Motor: 1.3 turbo flex, 176 cv (gasolina e etanol), 27,5 kgfm de torque
Consumo (Inmetro):

  • Cidade: 7,7 km/l (etanol) e 10,9 km/l (gasolina)
  • Estrada: 9,0 km/l (etanol) e 12, km/l (gasolina)

Média geral: 10,07 km/l
O Renegade 4x2 é bem menos gastão que a versão 4x4, mas ainda fica na lista entre os SUVs compactos que mais consomem. O motor 1.3 turbo é potente, mas o peso (1.476 kg) e a aerodinâmica quadrada atrapalham.